Banner do meio da página

Trabalho do Vigiagro é demonstrado em série televisiva

Foi lançada a terceira temporada da série ‘Aeroporto: Área Restrita’, apresentada no canal Discovery. Ela mostra operações de segurança e inteligência realizada nos três principais aeroportos de entrada de bens e pessoas no Brasil, em SP, RJ e MG

Foi lançada a terceira temporada da série ‘Aeroporto: Área Restrita’, apresentada no canal Discovery. Ela mostra operações de segurança e inteligência realizada nos três principais pontos de entrada de bens e pessoas no Brasil: os aeroportos internacionais de Guarulhos-SP, Galeão-RJ e Confins-MG.

Os episódios revelam o que acontece em áreas de acesso exclusivo de equipes formadas por agentes da Receita Federal, Polícia Federal e Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

De acordo com a delegada sindical do Rio de Janeiro, Verônica das Neves Sant’anna Ribeiro, o trabalho que os Auditores Fiscas Federais Agropecuários (AFFAs) exercem nas unidades do Vigiagro, nos aeroportos, é estratégico para carreira.

Os auditores que trabalham nos aeroportos protegem a saúde pública, o setor agropecuário e o meio ambiente. “O serviço de controle e fiscalização de animais, bagagens e cargas, visa impedir a introdução no país de possíveis agentes que comprometeriam a saúde da população e dos animais e a sanidade vegetal”, acrescenta a delegada.

Nas exportações, os servidores do Vigiagro certificam a identidade e inocuidade dos produtos agropecuários brasileiros para que atendam às exigências sanitárias dos países importadores.

“Assim, podemos concluir também que o papel dos auditores está diretamente ligado à proteção econômica do Brasil, ao proteger rebanhos e lavouras e certificar as exportações agropecuárias”, finaliza.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior