Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Presidente do Anffa Sindical apresenta o Sindicato, faz histórico da carreira e fala sobre desafios a novos AFFAs

Maurício Porto participou, nesta segunda-feira (06/05), da abertura do curso que tem como objetivo uniformizar procedimentos de fiscalização em abatedouros e frigoríficos. Ao todo, serão formadas sete turmas até o dia 13 de julho

O presidente do Anffa Sindical , Maurício Porto, participou, nesta segunda-feira (06/05), da abertura do curso para novos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), com objetivo de uniformizar procedimentos de fiscalização em abatedouros e frigoríficos (saiba mais).

Na ocasião, Porto apresentou um histórico da carreira de AFFA, de 1980 até a atualidade, além de falar sobre a história de criação da entidade, desde quando foi fundada, ainda como Anffa Associação, em 2000, até o surgimento do Sindicato, em 2006.

O presidente relembrou, ainda, as principais conquistas da categoria, como a mudança na nomenclatura de Fiscal para Auditor Fiscal, além de destacar os desafios e lutas em pauta, atualmente, como a busca por nivelamento salarial com as demais carreiras de Auditoria do serviço público federal e pela realização de concurso público.

“Fiz um panorama da situação do trabalhador brasileiro, especialmente do servidor público, diante de um Governo que trabalha pelo enfraquecimento do movimento sindical, a exemplo de medidas como a Reforma Trabalhista e a MP nº 873/20196”, conta Porto.

Na oportunidade, o presidente ressaltou a importância do trabalho sindical e convidou os novos AFFAs a se filiarem. Porto elogiou, ainda, o trabalho da diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Ana Lúcia de Paula Viana, e destacou que o curso tem apoio do Anffa Sindical.

“O Sindicato está apoiando o treinamento, pois o nivelamento de procedimentos é um pleito antigo nosso, sobretudo visando esses novos colegas que entraram na carreira por meio do último concurso, realizado em 2017. A uniformização das atividades é importante, pois assegura que os AFFAs cumpram as normas e a legislação vigente, garantindo segurança alimentar, saúde pública e um serviço de excelência à sociedade brasileira”, afirma o presidente.

Ao todo, serão mais de 700 AFFAs que se formarão até o dia 13 de julho, divididos em grupos. Os treinamentos ocorrem na Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), e o presidente Maurício Porto realizará participação semelhante à desta segunda-feira (06) em cada uma das turmas.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior