Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Após contaminação de cerveja, sindicato alerta sobre falhas no controle e falta de fiscais

Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários aponta que, em média, indústrias de bebidas são auditadas uma vez a cada quatro anos

Em meio às investigações de quatro mortes por suspeita de contaminação por produtos da cervejaria Backer, em Minas Gerais, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) fez um alerta. Segundo a instituição, as fiscalizações do Ministério da Agricultura em estabelecimentos produtores de bebidas têm ocorrido em média uma vez a quatro anos.

A estimativa foi feita com base nos dados do Tribunal de Contas da União (TCU) publicados em 2017, ano em que foram realizadas 2.224 inspeções ante um número total de 10.656 estabelecimentos produtores de bebidas registrados no Ministério da Agricultura.

“Se uma fábrica fica tanto tempo sem receber um auditor fiscal federal agropecuário, é mais difícil identificar desvios e infrações que, inclusive, podem vir a causar consequências à saúde pública”, explica Antonio Andrade, diretor de Política Profissional do Anffa Sindical.

Segundo Andrade, os concursos realizados pelo governo nos últimos anos foram direcionados para a inspeção de produtos de origem animal, preterindo outras áreas do setor agropecuário.

No caso cadeia de produtos de origem vegetal, foram 3.668 inspeções em 2017 ante 14.389 estabelecimentos produtores de fertilizantes registrados. No ramo de produtos veterinários, foram 141 fiscalizações em um universo de 3.595 estabelecimentos registrados.

“Os concursos realizados nos últimos anos para médicos veterinários na área de inspeção de produtos de origem animal foram e ainda são necessários. Perdeu-se, porém, o enfoque em outras áreas da fiscalização, como a área vegetal. Não houve concurso para as outras profissões que compõem a carreira de auditor fiscal federal agropecuário”, avalia o diretor.


Em nota, a entidade defende a realização de novos concursos para seleção de engenheiros agrônomos, químicos, farmacêuticos, zootecnistas e médicos veterinários para intensificar a fiscalização de produtos de origem vegetal - o que inclui bebidas alcoólicas.

De acordo com o Anffa Sindical, existem atualmente 2,7 mil fiscais agropecuários em atividade no país. A última convocação feita pelo Ministério da Agricultura foi no início deste mês e envolveu 300 pessoas aprovadas em concurso. A pasta não quis se manifestar sobre as declarações da Anffa Sindical.

Fonte: Globo Rural

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548