Banner do meio da página

Relator da LDO 2019, senador Dalírio Beber conversará com ministro do Planejamento sobre pleitos da categoria

Senador disse que se empenhará junto ao ministro do MPDG e conversará também com o ministro da Agricultura sobre nivelamento salarial e concurso público

Conforme prometido durante reunião ocorrida na quinta-feira (14/6), com os dirigentes da DS (Delegacia Sindical) de Santa Catarina e da Direx (veja mais aqui), o relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2019, senador Dalírio Beber (PSDB-SC), recebeu, nesta segunda (18), em seu gabinete, em Brasília, o presidente do Anffa Sindical, Maurício Lessa, seu vice, Marcos Lessa, e demais dirigentes e lideranças sindicais.

Assim, como nas reuniões anteriores com o parlamentar, os AFFAs (Auditores Fiscais Federais Agropecuários) trataram do nivelamento salarial da categoria com às demais carreiras de auditoria. Conforme acertado na semana passada, foi entregue a ele um estudo sobre o impacto orçamentário dessa correção remuneratória, e também uma cópia do aviso ministerial, de ordem do ministro Blairo Maggi, atestando a importância das atribuições da carreira para o agronegócio e esclarecendo sobre a consequente justiça que será feita com a isonomia remuneratória do cargo.

“Nosso trabalho é praticamente nos mesmos locais em que outras carreiras de Estado também atuam, como, por exemplo, a Receita Federal. Lá, a fiscalização muitas vezes é mais burocrática e resumida a análise de papeis e documentos. Nós, AFFAs, lidamos com uma fiscalização mais complexa, que lida com a vida de pessoas e animais. Está nas nossas mãos cuidar da soberania alimentar, do combate à pragas e doenças, entre tantas atribuições. Sem demérito a outras carreiras, mas o que vimos recebendo em comparação a elas é muito menor do que nossa responsabilidade exige”, pontuou Lessa.

O diretor de Comunicação e Relações Públicas do Anffa Sindical, Roberto Siqueira Filho, lembrou que a demanda, que é uma das principais da pauta de negociação com o Governo, já vem de longa data sendo, portanto, passível de ser incluída na LDO do ano que vem. “Vimos negociando com o Planejamento essa reestruturação sem que tenha havido necessidade de greve ou manifestações maiores e o amadurecimento dessas discussões culmina nessa proposta, já que, segundo o próprio MPDG [Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão], esse reajuste já estaria dentro da ideia de diminuição das diferenças salariais de algumas carreiras”, disse.

Ele continuou ao esclarecer o senador Dalírio Beber que os avisos ministeriais de Maggi vêm, inclusive, depois do entendimento de que havia consonância com àquela pasta.

Já o diretor de Relações Institucionais do Sindicato, Alfredo Dantas, expôs a desmotivação de colegas, principalmente os que atuam em áreas inóspitas, com a defasagem salarial. “Muitos dos colegas fazem o seu trabalho por amor à causa, tamanha é a dificuldade com a falta de estrutura e de pessoal. Há um certo sacrifício para se manter o pessoal satisfeito, uma vez que a categoria não tem sua devida valorização”, frisou.

Concurso público - A preocupação do grupo com o déficit de pessoal também norteou a reunião com o senador. Segundo os dirigentes sindicais, o quantitativo de colegas é o mesmo de 2002, enquanto que as atividades direta e indiretamente ligadas ao agronegócio, e que dependem do AFFA, aumentaram sem precedentes no mesmo período. “Só em condições de se aposentar neste momento são entre 1.000 e 1.200 colegas. Num contingente de dois mil e quinhentos ativos, faz uma enorme diferença”, lamentou.

Na oportunidade, os AFFAs solicitaram empenho na edição de novo concurso público, já indicado no aviso ministerial do Mapa, e a nomeação adicional de 150 médicos veterinários, aprovados no certame vigente.

Após ouvir atentamente o grupo, Dalírio Beber disse que reconhece as demandas, que as acha justas, e, embora a decisão final sobre o que incluí-las ou não no orçamento venha do Executivo, fará o possível para reforçar esses pleitos junto ao Planejamento. “Amanhã mesmo estarei com o ministro Esteves Colnago e falarei dos pleitos de vocês. Também farei o mesmo com o ministro Blairo Maggi para que continue atuando junto a outras frentes”, prometeu.

O relator da LDO também elogiou o trabalho que vem sendo desempenhado pela categoria em torno desses assuntos. “Vocês estão certos em envolver todos os atores nessa discussão, afinal, é preciso fazer as demandas encontrarem eco”, disse.

Além de Maurício Porto, Marcos Lessa, Alfredo Dantas e Roberto Siqueira Filho, participaram também o delegado sindical de Santa Catarina, Rodrigo Machado, o coordenador do Conselho de Delegados Sindicais, Janus Pablo, o secretário-geral do Anffa Sindical, Serafim Castro, o diretor de Aposentados e Pensionistas, José Luiz castilhos, e o diretor do departamento de Relações Institucionais, Rômulo Spinelli.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior