População apoia ato contra a terceirização da fiscalização no MAPA

A fila de centenas de pessoas, na tarde desta quinta-feira (5/10), para a distribuição das de seis toneladas de frango e duas arroz, em frente ao prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstrou mais do que a vontade de ser beneficiado. 

A fila de centenas de pessoas, na tarde desta quinta-feira (5/10), para a distribuição das de seis toneladas de frango e duas arroz, em frente ao prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstrou mais do que a vontade de ser beneficiado. Todos os que foram consultados sobre a importância de se garantir um alimento saudável e atestado por um profissional qualificado, como é o caso do AFFA (Auditor Fiscal Federal Agropecuário), foram unânimes em dizer que não concordam com a proposta que vem sendo arquitetada pelo MAPA, que pretende transferir as competências da carreira, exclusivas de carreira de Estado, para grupos com interesses escusos e, consequentemente, contra a sociedade.

Veja alguns dos depoimentos:

“Acho que quem estudou determinado assunto é o especialista na questão. Então, no caso dos alimentos, não dá pra deixar na mão de quem não entende bem”. (Antônio Geraldo)

 

“Acho um absurdo o trabalhador, que já tem tanta dificuldade em adquirir o seu alimento do dia a dia ainda, ter que se preocupar com a qualidade do que come. Temos o direito de ter um alimento digno”. (Túlio Aurélio)

 

 


“Se os Auditores são os que têm maior conhecimento, não dá para entregar o que é sagrado, que é o alimento, na mão de quem não tem esse preparo. Sou contra a terceirização”. (Lorrana Lima)

 


“Eu prezo pela qualidade do alimento que entra na minha casa e se a gente passa a não ter essa certeza fica perigoso confiar a partir daí”. (Cirlene Lopes)

 


“Não acho a terceirização a solução para nada. Tem que valorizar os profissionais adequados para as suas respectivas áreas. Assim tem que ser com a fiscalização de alimentos”. (Maria da Penha)

 

Ação educativa – Além da distribuição dos alimentos, foi entregue à população um folheto com explicações breves sobre a ingerência pela qual passa o Ministério da Agricultura. As pessoas acompanharam ainda uma atração teatral, com a apresentação do cordel “A raposa toma conta do galinheiro: tentativa de privatização da defesa agropecuária”, pela AFFA Lúcia Motta, servidora do Laboratório Nacional Agropecuário da Paraíba; e assistiram a vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação e Relações Públicas do Anffa Sindical sobre a importância da carreira de AFFA para a segurança alimentar do país.

“Essa manifestação é para mostrar a importância da manutenção da nossa carreira que, consequentemente, fortalece o próprio país. Não abrimos mão de prerrogativa alguma da nossa carreira e a prova é estarmos aqui com centenas de colegas de todos os estados nesse ato de insatisfação”, disse o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

O ato foi encerrado com abraço simbólico dos participantes do IV Conaffa no edifício-sede do Ministério.

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573