Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

Pratos tradicionais para ceias de fim de ano merecem atenção

Auditores Fiscais Federais Agropecuários dão dicas para adquirir carnes de qualidade e evitar riscos à saúde da família

As festas de fim de ano se aproximam e já é hora de escolher o cardápio das ceias de Natal e ano novo. Entre os pratos tradicionais, as carnes não ficam de fora. São inúmeras receitas com aves, a exemplo do peru e chester, suínos, como tender, pernil e lombo, e peixes. Mas, além dos ingredientes para seu preparo, os consumidores devem também se preocupar com a própria qualidade das carnes.

De acordo com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Adriano Guahyba, para saber se o produto de origem animal seguiu as normas sanitárias brasileiras e passou pela fiscalização, é importante observar se ele tem o selo do Serviço de Inspeção, que pode ser Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM). Segundo Guahyba, outras informações obrigatórias também devem estar presentes, como o nome do produto, ingredientes, data de produção e validade, número do lote, nome e endereço do fabricante, tabela de informação nutricional, método de conservação do produto e canal de atendimento ao cliente (SAC).
Para as carnes separadas em peças, vale observar os carimbos de inspeção, de cor azul ou roxa, feitos com tinta atóxica, que traz o número do estabelecimento produtor. “Se não houver a identificação, deve ser exigido do estabelecimento varejista a nota fiscal de compra da carne oferecida para venda. Isso permitirá verificar se a carne veio de estabelecimento registrado ou não”, explica o auditor agropecuário.

Em relação aos pescados, vale uma dica especial. Segundo o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Daniel Teixeira, o consumidor deve ficar atento às substituições de espécies. O bacalhau, por exemplo, um dos preferidos para as festas de fim de ano, pode ser substituído por peixes de menor valor, como o panga, alabote e polaca do Alasca. “Para o consumidor não cair no ‘conto do vigário’, é preciso sempre desconfiar do preço muito baixo das promoções e até procurar saber se a empresa fabricante já esteve envolvida em fraude”, reforça.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade nos produtos comprados ou que estejam nas prateleiras de supermercados e açougues, pode denunciar ao Ministério da Agricultura. “Comprar produtos sem registro ou calar-se quando se adquire alimentos irregulares em relação à procedência ou a condições de salubridade são fatores que contribuem com a clandestinidade. O fato coloca em risco não apenas a própria saúde, mas a de toda a população”, conclui o auditor agropecuário Adriano Guahyba.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites, etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Escrito por RP1 Comunicação - Assessoria de Imprensa do Anffa Sindical

Confira replicações na mídia:

Bem Paraná

GastroMania