19
Sáb, Jan

+ Notícias

A 6ª Reunião de Biossegurança e Biocontenção, ocorrida entre os dias 10 e 11/12, no Lanagro/MG, recebeu especialistas de vários países. Com o objetivo de estreitar laços e relações técnicas entre a comunidade íbero-americana, profissionais da Espanha, Estados Unidos, México, Argentina e, também do Brasil, puderam explanar sobre os panoramas de cada país relacionado ao tema e assistiram a palestras sobre questões como a elaboração de projetos com ênfase em alternativas sustentáveis, sustentabilidade em laboratórios, equipamentos e soluções de fronteiras em áreas de biocontenção, entre outros assuntos.

De acordo com Ricardo Aurélio Nascimento, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Diretor de Departamento da Secretaria de Planejamento Estratégico do Anffa Sindical e Coordenador do Lanagro/MG, o evento é importante pois “discute medidas que permitem a gestão de riscos biológicos, reduzindo ou eliminando qualquer ameaça por agente biológico comum para o meio ambiente”.

O Diretor e Coordenador, que falou durante o evento sobre os impactos na economia do Agronegócio na ocorrência de eventos de risco biológico, explica que os Auditores Agropecuários têm papel fundamental sobre o tema, pois realizam atividades de biossegurança.

“Os AFFAs atuam na supervisão de biossegurança, incluindo rotinas de análise laboratoriais, treinamentos, auditorias, inspeções e liberação de documentos, e importação ou exportação de agentes biológicos”, detalha Ricardo Aurélio.

O Diretor destaca, ainda, a participação dos AFFAS no grupo de trabalho interministerial GTBIO, coordenado pelo Ministério da Defesa, que tem, entre outras atribuições, estabelecer a política nacional de biossegurança e bio-proteção.

Segundo o cronograma da reunião, os participantes do evento finalizaram as atividades com uma visita ao laboratório de alta contenção do Lanagro/MG. 

0
0
0
s2sdefault