23
Ter, Out

+ Notícias

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia do Engenheiro Agrônomo. Compondo a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários*, o Engenheiro Agrônomo é um dos responsáveis por garantir a qualidade de vida, saúde e segurança alimentar das famílias brasileiras.

Existem atualmente, segundo dados do sistema Confea/Crea, 105.293 engenheiros agrônomos registrados no país. Já no banco de dados do Anffa Sindical, constam 850 Auditores Agropecuários ativos com formação na área.

Entre as atividades desenvolvidas pelos AFFAs agrônomos, está a classificação de produtos de origem vegetal (café, azeite, arroz, feijão, farinhas, outros grãos comestíveis, etc); a fiscalização de bebidas como vinhos, cervejas, destilados, refrigerantes e sucos; o controle e erradicação de pragas da agricultura; a fiscalização de fronteiras; as negociações e acordos fitossanitários, entre muitas outras.

Apesar da importância desse profissional, a carreira dos AFFAs trabalha, hoje, com déficit desses profissionais. De acordo com o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, o Sindicato vem pleiteando junto ao Ministério do Planejamento um novo concurso para a categoria, tanto para engenheiros agrônomos quanto para as outras profissões da carreira. Porto relembra, ainda, documento assinado pelo ministro Blairo Maggi em março deste ano, reconhecendo a necessidade da reposição do quadro de trabalho. “Nesse documento ele pede a ampliação de 50 para 100 vagas para o próximo concurso para Auditor Agropecuário com formação em Agronomia”, conta.

O Anffa Sindical parabeniza a todos os Engenheiros Agrônomos, especialmente aos colegas Auditores Agropecuários, pelo importante trabalho junto à sociedade.

*Engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas. 

 

0
0
0
s2sdefault