11
Seg, Dez

+ Notícias

O delegado do Anffa Sindical no Rio Grande do Norte, Janus Pablo Fonseca de Macedo, realizou apresentação nesta quinta-feira (31/08), no Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, sobre a importância da atuação dos farmacêuticos no agronegócio brasileiro. A explicação foi direcionada aos conselheiros federais do CFF, durante Reunião Plenária Ordinária.

De acordo com Janus, em um primeiro momento, ele falou sobre as atividades dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) de maneira geral e, posteriormente, deu ênfase nas atividades dos farmacêuticos na rede nacional de laboratórios agropecuários (Lanagros) e nas superintendências federais, nos Estados.

“Também abordei a deficiência de pessoal na área e a necessidade de realização de concurso público, ou pelo menos que o concurso anunciado recentemente pelo MAPA seja lançado, pois até agora foi apenas sinalizado e não há nada de concreto”, afirma o delegado, que também apresentou números e dados aos participantes. Segundo ele, existem 60 farmacêuticos atuando em auditoria, em nível nacional.

Janus Pablo explica que esse tipo de divulgação da carreira nas grandes entidades é importante, uma vez que as mesmas possuem forte atuação parlamentar e podem reforçar os pleitos da Categoria.

“O CFF, por exemplo, pode intervir na alta gestão do Ministério da Agricultura por meio dos parlamentares para solicitar a realização de concurso público para AFFAs farmacêuticos”, explica.

Segundo informações publicadas no site oficial do CFF, a entidade vem ouvindo profissionais que atuam em diversos setores, pois está atualizando as resoluções sobre as atividades do farmacêutico e busca conhecer melhor as necessidades de regulamentação da profissão.