Dom, Jan

Notícias do Sindicato

O ano de 2019 foi ano promissor, pois trouxe muitas ações e bons resultados. A afirmação é do secretário de Planejamento do Anffa Sindical, Paulo Reis. Segundo ele, neste ano foram feitos acompanhamos trimestrais, produzidos relatórios e executado o plano operativo da entidade para o período de 2018 e 2019. “Fizemos um trabalho com todas as áreas, tanto do núcleo administrativo quanto do núcleo sindical, aperfeiçoando a gestão do nosso Sindicato. Capacitamos funcionários e a esfera do executivo”, disse. O dirigente lembrou que neste período o corpo funcional e o corpo diretivo fizeram cursos na área de gestão de processos, gestão de riscos, auditor interno, auditor líder, entre outros. “Começamos o ano criando o Comitê de Gestão da Qualidade, que foi um passo muito importante para que pudéssemos ser mais céleres e melhor traçar as linhas de condução da Secretaria de Planejamento para o ano de 2019”, concluiu.

Em parceria com a Presidência e a Secretaria de Administração, a Secretaria de Planejamento trabalhou na aquisição de módulos no sistema Sienge, incluindo o módulo de qualidade, o de compras, e o da área financeira, para aperfeiçoar a gestão desses serviços no âmbito do Anffa Sindical.

Durante o V Conaffa, realizado em outubro, na cidade de Maceió (AL), foi de responsabilidade da pasta, em conjunto com a Secretaria Geral, a apresentação do levantamento e das diretrizes dos Conaffas anteriores.

Na última reunião da Direx do ano, realizada em dezembro, na capital gaúcha, Paulo Reis ressaltou a conclusão do plano operativo 2020/2022, com a participação de todos os diretores e secretários. “Pegamos todas as diretrizes do V Conaffa e transformamos em ações. Também foram incorporadas todas as ações do plano operativo 2018/2019, que ficaram pendentes e não executadas até então, além de temas que consideramos como ameaças à carreira e que merecem um conjunto de ações para combatê-las. Foi um ano onde os resultados para o Sindicato e para a Secretaria de Planejamento foram contemplados na sua totalidade”, explicou.

Perspectivas - Para 2020, a pasta espera consolidar o Sistema de Gestão da Qualidade. “Queremos dar sequência ao trabalho que começamos em 2019 junto com todas as áreas, levantando as ações, o direcionamento, a execução, o acompanhamento, a validação e a avaliação para que possamos proporcionar no nosso Sindicato a melhoria contínua e a qualidade dos serviços prestados aos nosso filiados”, defendeu Paulo Reis.

Outro desafio para o ano que se inicia é o acompanhamento trimestral do plano operativo 2020/2022. “Outra coisa é estender o Sistema da Gestão da Qualidade para além da sede do Anffa Sindical, em Brasília. Vamos começar a trabalhar com as Delegacias Sindicais provavelmente as maiores. Como? Capacitando permanentemente os funcionários e diretores”, afirmou. Segundo o secretário, já está programada uma capacitação, a ser realizada no mês de março, voltada para gestão do Sindicato com viés para a qualidade. O foco serão cerca de 22 Delegacias Sindicais. “Essa capacitação se dará em Brasília e envolverá esses colaboradores das unidades descentralizadas, o Comitê de Gestão da Qualidade e a Direx. Então, nós temos um desafio muito grande para 2020 que está apoiado nesses planos de ações da Secretaria de Planejamento”, concluiu.

{Restrito}