13
Dom, Out

Notícias do Sindicato

Os filiados de Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná, participaram, nos dias 17 e 18/09, de encontro promovido pelo Anffa Sindical e pela DS-PR para discutir assuntos de interesse da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário e assistir palestra comandada pelo diretor de Política Profissional do Sindicato, Antônio Andrade Junior, sobre a necessidade de novo modelo para Defesa Agropecuária e modernização de atividades dos AFFAs frente às demandas atuais e futuras.

De acordo com dados levantados pelo diretor, o valor bruto da Produção Agropecuária aumentou 254,3%, desde 1990, e as projeções oficiais para os próximos dez anos são de ainda mais crescimento, tanto da produção, como da exportação dos principais produtos agropecuários.

“Com base nessas informações, discutimos questões como a importância da implementação da política de autocontrole nas indústrias e frigoríficos; a expectativa de aposentadorias previstas na carreira nos próximos anos, que gerará ainda mais demanda aos AFFAs ativos; a necessidade de modernização, entre outros assuntos relacionados à Secretaria de Defesa Agropecuária”, explica o Andrade.

O diretor ressalta que, ainda que os métodos sejam atualizados e modernizados, e passem a utilizar cada vez mais a Tecnologia da Informação como aliada, a necessidade de concurso público continua latente.

“É preciso entender que esse conjunto de informações precisam ser processadas e analisadas, e os AFFAs são fundamentais nesse trabalho”, defende.

Ainda segundo Antônio Andrade, coincidentemente, nesta segunda-feira (16/09), o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA/MAPA) emitiu ofício dando início, em microrregiões do Paraná, ao sistema de rodízio de AFFAs em frigoríficos, em caráter experimental, por 180 dias.

Para o delegado do Anffa Sindical no Paraná, Ricardo Piazzetta, os três encontros (que contaram com a participação de 76 filiados) superaram as expectativas e foram uma oportunidade, também, para esses AFFAs trazerem à Diretoria Executiva Nacional (Direx) as dificuldades encontradas na base, além de se informarem sobre as atividades sindicais, tanto no âmbito administrativo do MAPA, como do Congresso Nacional.

“A intenção com esse encontro foi manter esses filiados informados quanto às matérias que possam afetar a carreira tanto prejudicial como favoravelmente, de forma a atraí-los para a atividade sindical, manter a categoria engajada e mobilizada”, reforça o delegado.  

0
0
0
s2sdefault