Banner do meio da página

SDA homenageia AFFA por seus relevantes serviços prestados ao longo de 43 anos na pasta

Abrahão Buckatsky, que completou 67 anos e se aposentou recentemente, ingressou na pasta em 1975, como médico veterinário, e trilhou um longo caminho ao longo destes anos. O secretário da SDA, Luis Eduardo Rangel, e o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Rodrigo Nazareno, foram os anfitriões da solenidade

Na última segunda-feira (06/08), o Anffa Sindical esteve presente na cerimônia em homenagem aos 43 anos de serviços prestados do Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA), Abrahão Buchatsky, a convite do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa), Luis Eduardo Pacifici Rangel, e do coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL/SDA/Mapa), Rodrigo Barbosa Nazareno, que aconteceu no auditório Jonas Pinheiro, na Sede do Mapa, na capital federal.

Buckatsky, que completou 67 anos e aposentou-se recentemente, ingressou na pasta em 1975, como médico veterinário, e trilhou um longo caminho ao longo destes anos. Dentre inúmeras ocupações, o AFFA destacou-se em vários cargos de chefia, como em 1993, quando foi diretor Federal da Agricultura e do Abastecimento e da Reforma Agrária no Estado de São Paulo, e em 1996, como chefe de Divisão de Defesa Agropecuária da DFA/SP, por exemplo. (Confira aqui o currículo na íntegra)

De acordo com o Coordenador do Laboratório Nacional Agropecuário de São Paulo (Lanagro/SP), André Mendonça, a homenagem foi fruto de uma espontaneidade das pessoas que trabalharam com o AFFA. “Como o Rangel falou no evento, foi algo do coração. As pessoas que conviveram com ele profissionalmente tiveram essa iniciativa por tudo aquilo que ele representou na vida de cada um, tanto profissionalmente como no quesito pessoal, com a sua amizade”, afirmou.

Mendonça, que hoje ocupa o cargo em que Buchatsky exerceu em 2005, declarou que o AFFA sempre foi um profissional muito compromissado. “Ele sempre valorizou muito as pessoas que trabalharam junto com ele. Sempre muito dedicado e extremamente competente. É um líder nato, pois sempre ocupou, ao longo da carreira, cargos de chefia. Sabe gerencias pessoas e processos. Tem como característica principal liderança, engajamento de forma correta, ética, honestidade, e transparência”.

Na ocasião, também foi entregue ao homenageado uma medalha referente aos 40 anos de criação da SDA, onde alguns servidores, desde o ano passado, vêm sendo agraciados com a condecoração por sua contribuição na história da Secretaria.

O homenageado

Filiado desde 2006 e atualmente residindo em São Paulo, Abrahão destacou o nome do presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, além de outros profissionais de seu apreço.

Extremamente lisonjeado por seu reconhecimento, o AFFA afirmou que atualmente a gestão está começando a entender o papel do Auditor Agropecuário. “Quando comecei só existiam médicos veterinários e foi um trabalho que dediquei à vida inteira, pois foi meu primeiro emprego e último. Sempre trabalhei no Mapa e tenho orgulho de ter ocupado alguns cargos importantes”, afirmou.

Em seu discurso, Buchatsky ressaltou que, ao longo dos mais de 40 anos de exercício no Mapa, houveram experiências enriquecedoras e, mais do que tudo, a grata e divina satisfação de desempenhar a profissão e deixar um legado para as novas gerações que seguirão no serviço público. “Minha jornada foi árdua, difícil, às vezes irritante, às vezes frustrante, mas valeu cada momento, e hoje, olhando para trás tenho a oportunidade de aqui estar, olhando nos olhos de todos, com a certeza do dever cumprido e com a felicidade de encarar meu filho e minha mulher, meus familiares e amigos, podendo encerrar minhas funções públicas e inaugurar novos capítulos da minha vida, agora exclusivamente privada”.

Segundo Porto, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários se sentiu prestigiado em estar participando desta justa homenagem. “O Anffa não poderia deixar de estar presente neste dia tão importante de reconhecimento para um AFFA filiado, devido aos referenciados serviços prestados à Defesa Agropecuária e para a agricultura Brasileira, como servidor do Mapa.”

Também estiveram presentes o secretario de Administração da Diretoria Executiva (Direx) do Anffa Sindical, Luiz Gonzaga Matos Oliveira Filho, e o coordenador-geral da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) de Brasília, Fernando Mendes.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior