18
Seg, Jun

Notícias do Sindicato

Esta semana o Brasil será reconhecido internacionalmente como país livre de Febre Aftosa com vacinação. A conquista, que será anunciada 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), em Paris, França, teve o protagonismo de dezenas de profissionais, dentre eles, médicos veterinários que depois passaram a figurar a carreira de Fiscal Federal Agropecuário e, mais tarde, de Auditor Fiscal Federal Agropecuário.

Ao longo de 60 anos de trabalho sistemático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dedicado ao combate da doença, muitas foram as histórias e desafios vividos.

Por isso, neste mês especial, o Anffa Sindical comemora o reconhecimento dessa conquista com os filiados a partir de uma série de entrevistas com pessoas que dedicaram suas carreiras para que o país colhesse anos depois esse status de sanidade.

O Sindicato conversou com figuras importantes no processo de enfrentamento da doença, que atuaram na época da utilização das vacinas aquosas contra a “fitosa”, como era conhecida por muitos dos produtores, se desdobraram nos trabalhos de campo, em paróquias, associações e clubes; passando pelo enfrentamento dos focos, os sacrifícios de animais, a recuperação de mercados, a criação dos circuitos e o envolvimento da cadeia produtiva, até chegar aos dias atuais, com laboratórios de biossegurança máxima e biotipagens moleculares.

Foram décadas de empenho dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, em parceria com governos estaduais e municipais, criadores, empresários e diversos atores envolvidos. Vamos ver casos pitorescos, como a Auditora que respondeu a 99 ações na justiça e o colega que enfrentou um criador bradar contra a vacinação obrigatória no escritório oficial.

O material será divulgado no site e no Facebook do Anffa Sindical, no formato audiovisual, um a um, ao longo dos dias, mas também poderão ser conferidos agora, nos links abaixo, na sua totalidade. 

Uma justa e merecida homenagem do Anffa Sindical a todos os Auditores Fiscais Federais Agropecuários que em algum momento contribuíram para ver o país livre da febre aftosa, além de seus familiares, que compreenderam os sacrifícios pessoais que a carreira impõe.

vídeo 1 - Brasil Livre de Aftosa: focos, erradicação, sacrifício

vídeo 2 - Brasil Livre de Aftosa: Controle e Erradicação

vídeo 3 - Brasil Livre de Aftosa: envolvimento de outros atores

vídeo 4 - Brasil Livre de Aftosa: Momentos difíceis

vídeo 5 - Brasil Livre de Aftosa: A vacina

vídeo 6 - Brasil Livre de Aftosa: AFFAs na erradicação da aftosa

vídeo 7 - Brasil Livre de Aftosa: A Certificação da OIE

vídeo 8- Brasil Livre de Aftosa: o futuro sem vacinação