Banner Página Principal Superior
Banner do meio da página

AFFAs reúnem-se, em Brasília, para discutir proposta da “nova SDA”

Para Categoria, documento preliminar divulgado recentemente pela Secretaria com proposta de modernização afeta diretamente a fiscalização agropecuária. Reunião foi convocada pela DS-DF e reuniu dezenas de Auditores Fiscais Federais Agropecuários em frente e à sede do MAPA, na Capital

A Delegacia do Anffa Sindical no Distrito Federal (DS-DF) convocou Auditores Fiscais Federais Agropecuários, na manhã desta quarta-feira (20/09), para discutir sobre os modelos de propostas de modernização da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), divulgados recentemente.

Aos cerca de 90 AFFAs reunidos em frente à sede do MAPA, em Brasília, o delegado sindical da DS-DF, Ângelo de Queiroz, explicou que o assunto em curso é de extrema importância, grave e que afeta diretamente a carreiras dos AFFAs.

“Apesar de os envolvidos nessa proposta tentarem retirar essa imagem de que não afeta a ação de fiscalização, afeta sim o exercício do AFFA enquanto ação típica de estado, e precisamos estar cientes e fazer uma análise crítica sobre isso”, afirmou o delegado aos presentes.

De acordo com Ângelo, ele, o vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, e o coordenador do Comando Nacional de Mobilização (CNM), Antônio Andrade, estiveram reunidos com o secretário de defesa agropecuária, Luiz Pacifici Rangel, antes da reunião com os AFFAs, para apontar o descontentamento da categoria com a proposta que deve ser apresentada a todos os servidores na próxima sexta-feira (22/09).

Segundo Viviane Barboza, representante da região Sul no CNM, tanto os membros do Comando quanto diretores e delegados sindicais foram surpreendidos pelo documento (apresentado em Power Point) entitulado "Reflexões Preliminares para Alternativas SDA/MAPA", o qual circula nas redes sociais desde o início da semana. Ainda de acordo com a AFFA, outra versão deste documento foi apresentada aos diretores dos departamentos, a qual cita quatro propostas de modernização da SDA, com destaque ao modelo de Secretaria com características de órgão autônomo (Neo-Órgão autônomo).

“A postura da categoria é contrária a essa proposta, pois esta visa retirar competências da carreira de AFFA. A consultoria contratada pelo MAPA foi bastante superficial e desconhece as competências dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários", alerta a Viviane

O Comando Nacional de Mobilização e filiados que se dispuseram a auxiliar o ANFFA Sindical para contrapor a proposta, estiveram reunidos, ainda, durante toda a tarde desta quinta-feira, na sede do Sindicato, em Brasília. Um documento deve ser elaborado e apresentado à SDA em momento oportuno.

Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior