19
Dom, Nov

MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou, nesta terça-feira (26/09), o edital do concurso público para Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA). De acordo com a publicação, são 300 vagas disponíveis para médicos veterinários, sendo, assim, a primeira vez em que o MAPA realiza concurso para AFFA apenas para uma das cinco categorias que compõem a carreira (médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, químicos e farmacêuticos).

Para o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, isso demonstra que a preocupação do Governo tem sido apenas com produtos para exportação, especialmente após o episódio da Carne Fraca, deixando as demais áreas ainda com déficit de profissionais.

“Atualmente a carreira tem um déficit de mais de 1600 profissionais, e essas 300 vagas ofertadas para médicos veterinários não chegam nem perto de aliviar a gravidade da situação da fiscalização agropecuária no Brasil”, afirma Porto.

Ainda de acordo com Porto, a busca por um concurso que abranja todas as categorias da carreira e que sane o déficit de profissionais em sua totalidade continua sendo um pleito que vem constantemente sendo trabalhado pelo Sindicato, tanto com a SDA/MAPA como com lideranças políticas.

Para acessar o edital do concurso público para AFFA divulgado pelo MAPA, clique aqui