Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Brasileiro Guilherme Costa é reeleito presidente do Codex Alimentarius

A comissão é responsável por definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos. Esses padrões alimentares e textos relacionados têm por objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos

São Paulo, 05 – O veterinário brasileiro Guilherme Costa foi reeleito para a presidência da Comissão Codex Alimentarius. A comissão é responsável por definir padrões internacionais para a produção, controle, verificação e comercialização de alimentos. Esses padrões alimentares e textos relacionados têm por objetivo proteger a saúde dos consumidores e garantir práticas justas no comércio de alimentos.

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, a reeleição ocorreu por aclamação, procedimento adotado quando todos os países concordam com a escolha de um mesmo nome e nenhum outro membro lança candidato para concorrer pelo cargo. A decisão ocorreu na terça-feira, 3, durante a 41ª Sessão da entidade, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

Guilherme foi eleito para seu primeiro mandato em 2017. O Brasil e a América do Sul nunca haviam ocupado a Presidência do Codex Alimentarius. Antes de ser eleito presidente, ele já havia sido vice-presidente do órgão por três anos e, há mais de 25 anos, está envolvido com as atividades da organização. O Codex Alimentarius tem três vice-presidentes, Mariam Eid, do Líbano; Purwiyatno Hariyadi, da Indonésia; e Steve Wearne, do Reino Unido.

O Codex Alimentarius foi criado em 1963 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, 189 membros fazem parte da entidade.

Guilherme Costa trabalha na Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura. O veterinário já foi adido Agrícola da Missão Permanente do Brasil junto à OMC e a outras organizações econômicas em Genebra e tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de negociação e regulação para a segurança dos alimentos.

ISTOÉ

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548