19
Ter, Fev

Institucional

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), por meio da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária, realizou o Fórum Inspeção/ Fiscalização de P.O.A: terceirizar ou não?, na sede do CRMV-RJ, nesta quinta-feira (14).

O fórum procurou apresentar as diferentes visões de cada segmento dos setores, da produção à comercialização de produtos de origem animal (P.O.A), a respeito do tema e contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA); da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); e da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Entre os espectadores, estavam os representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), que também fizeram uso da palavra em alguns momentos do debate.

Para a diretora da Faculdade de Veterinária, da UFF, Leila Gatti, a inspeção sanitária de P.O.A é, sobretudo, uma questão de educação, uma vez que tem impacto direto na saúde pública. O auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Fernando Fernandes, chamou a atenção para o trabalho realizado por médicos veterinários oficiais nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) e Municipal (SIM), “não é certificação de qualidade, mas sim inocuidade dos alimentos”, destacou Fernandes.

A engenheira de alimentos e coordenadora técnica da Proteste, Priscila Casagrande, trouxe a visão do consumidor para o debate e falou sobre as fiscalizações realizadas pelo órgão em produtos de origem animal. “O consumidor confia na indústria e nos produtos que têm tradição de consumir”, esclareceu Priscila. O presidente da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do CRMV-RJ, Carlos Alberto Magioli, ressaltou que a discussão é toda em prol do consumidor, “afinal, somos todos consumidores”.

“O assunto é importante e o CRMV-RJ está à disposição de todos para promover o debate, que deve ser contínuo”, afirmou o presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, durante o encerramento do fórum.

Confira a galeria de fotos no site da entidade.

0
0
0
s2sdefault