Recomposição Salarial - Banner Superior
Banner do meio da página

Acesse

      

      

 

         

Em tempos de uma "epidemia" de Obesidade e seus efeitos deletérios sobre a saúde da população, cabe a pergunta: “Você tem fome de quê?”

O que controla nossa fome e a saciedade?
Muitos imaginam que o controle da ingestão alimentar, principalmente de doces e massas, depende exclusivamente da boa vontade, mas para muitos pessoas, não é bem assim. O centro da fome e saciedade faz parte de um complexo sistema de equilíbrio nutroneurometabólico.

O ambiente em que vivemos nos coloca em contato com uma série de alimentos altamente convidativos, palatáveis e calóricos, mas muitas vezes de baixo valor nutrológico; isso associado às emoções em turbulência dos dias atuais e a predisposição genética de alguns, leva a escolhas e quantidades de ingestão alimentar inadequadas; essa somatória de fatores torna-se um “prato cheio” para o sobrepeso e obesidade.

É claro que a montagem de um plano alimentar depende de uma avaliação individualizada dos pacientes, mas quais alimentos aumentariam a nossa saciedade?
As formas clássicas de se montar um prato devem ser levadas em consideração, as proporções entre os macronutrientes (carbohidratos, proteínas e gorduras), as novas pirâmides alimentares, as leis de Escudero. Entretanto vamos fazer um teste:

Você acha que qual prato te deixa por mais tempo saciado, um sanduíche com fatias fininhas de peito de peru processado, uma salada de fruta ou um belo omelete bem temperado?

É claro que o omelete, e não é para menos, ele é rico em proteína e gorduras do ovo e ainda de quebra tem muita fibra oriunda da aveia ou da, agora badalada, quinoa.

Outro dica que não pode ser esquecida para não exagerar nas quantidades: não faça igual muitos americanos que comem mal e apressadamente, aprecie a comida e dê um tempo para o seu cérebro perceber que já ingeriu a quantidade suficiente de alimentos.

Agora fique atento (a) para não comer por impulso ou por que está entediado (a) ou chateado (a). Quem sabe, para quem precisa perder gordura corporal, um belo café “espresso” e/ou um passeio não são melhores do que aquela sobremesa cheia de açúcar?!

Mais artigos sobre saúde e Nutrologia, acesse o meu blog:
www.alessandretramontim.com.br

Dr Alessandre Tramontim
Médico Nutrólogo
CRM SC 9036 RQE 13049

Anffa Sindical

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 


Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Antônio Araújo Andrade Junior
(61) 99202 0597
comunicacao@anffasindical.org.br

Jornalistas:
Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical,org.br



 


Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548